quinta-feira, 5 de julho de 2012

Paulo André "CORINTHIANS"

Paulo André Cren Benini, mais conhecido como Paulo André (Campinas, 20 de agosto de 1983), é um futebolista, escritor e artista plástico brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo Corinthians.
Carreira Em 1998 com 15 anos de idade, Paulo André iniciou sua carreira como infantil no São Paulo FC, clube onde conquistou seus primeiros títulos, e permaneceu até o ano de 2001. Em dezembro de 2001 com 18 anos, transferiu-se para o CSA, de Alagoas, porém permaneceu apenas três meses no clube. Em março de 2002, Paulo André voltou para seu estado de origem, São Paulo, onde atuou pelas categorias de base do Águas de Lindoia, no interior do estado. No Águas de Lindoia, Paulo André conquistou o título da Séria A-2 Paulista de juniores. Naquele ano, teve suas primeiras oportunidades como profissional, onde ajudou o clube a subir da quinta para a quarta divisão estadual, porém voltou ao time de juniores. Em janeiro de 2003, transferiu-se ao Guarani, clube de sua cidade, Campinas, ficou por um ano entre os juniores, e em fevereiro de 2004 fez sua estréia entre os profissionais. Permaneceu no clube no período de janeiro de 2003 a junho de 2005, atuando 55 vezes, marcando 6 gols. Em junho de 2005, Paulo André foi para o Atlético-PR. Formando dupla com Danilo, Paulo tornou-se titular, capitão e vice-artilheiro do time na temporada, além de ter sido eleito como um dos cinco melhores zagueiros do país, pelo Bola de Prata 2005 da revista Placar. Em 2006, como capitão da equipe, recebeu o título de melhor zagueiro do estado do Paraná, pela Federação Paranaense de Futebol. Permaneceu no clube de junho de 2005 a junho de 2006, atuou 54 vezes, marcando 8 gols. Após negociações do Atlético com o presidente do Le Mans, Henri Legarda, o zagueiro foi vendido ao time francês, em junho de 2006.O contrato firmado foi de quatro anos e meio. Marcou seu primeiro gol pelo clube no dia 16 de setembro de 2006. Em poucos jogos, conquistou a posição de títular, porém sofreu uma grave lesão no tendão e ficou por muito tempo fora. Atuou 43 vezes, marcando 5 gols.
Corinthians Em 31 de julho de 2009, Paulo André foi apresentado como nova contratação do Corinthians, com contrato de empréstimo até agosto de 2010. Mesmo não sendo considerado titular, devido as lesões de William e Chicão, Paulo André passou a jogar muitas partidas, mais até do que os "titulares". Com a aposentadoria de William Machado de Oliveira, se tornou titular provisório do Corinthians, mas uma lesão no joelho esquerdo o tirou dos gramados por seis meses. Em abril de 2011, o zagueiro retornou ao time como reserva e em outubro conseguiu a titularidade após o afastamento de Chicão. O zagueiro foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro e terminou o ano recebendo o troféu Bola de Prata 2011 da revista Placar. Paulo André tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2014. Dia 1 de Março de 2012, Paulo André lançou o seu primeiro livro. Inspirado em textos que escreve em seu blog, onde retrata temas como as categorias de base, política do esporte e o cotidiano dos atletas profissionais, o zagueiro utilizou os períodos de concentração de 2011 para escrever o livro "O Jogo Da Minha Vida - Histórias e reflexões de um atleta". A obra tem sido elogiada pelos críticos e envolvidos com esporte e está à venda em livrarias de todo o Brasil.

Danilo "CORINTHIANS"

Danilo Gabriel de Andrade, mais conhecido como Danilo (São Gotardo, 11 de junho de 1979), é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Corinthians. Canhoto e jogador de muita qualidade, teve sua boa técnica como uma das armas mais valiosas para a conquista de muitos títulos que possui em sua carreira. Dono de um futebol certas vezes um pouco sonolento, joga com classe e elegância, o que lhe rendeu o apelido de Zidanilo, em referência ao ex-futebolista francês Zinédine Zidane, um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Carreira Goiás Danilo foi revelado pelo Goiás em 1999, permanecendo no Esmeraldino até 2003. Sendo um dos grandes destaques do time goiano neste periodo, o jogador então despertou interesse do São Paulo, para onde se transferiu no ano seguinte. São Paulo No ano de 2004, foi contratado pelo São Paulo. Onde conquistou diversos títulos importantes, como a Copa Libertadores da América de 2005 e o Mundial de Clubes da FIFA: 2005. Após essas temporadas de sucesso, seguiu para o Japão, contratado pelo Kashima Antlers. Kashima Antlers O meia atuando no Japão, foi campeão nacional do Japão, a J-League, por três vezes e venceu uma Copa do Imperador, todos os títulos defendendo o Kashima Antlers. Após esse periodo , o contrato de Danilo acabou e o jogador retornaria ao Brasil, dessa vez para atuar pelo Corinthians. Corinthians Danilo chega do Japão na próxima terça para acertar contrato com o Corinthians] (12 de dezembro de 2009 Danilo juntou-se ao elenco do Parque São Jorge em 2010, no centenário do clube. Chegando na mesma época que os jogadores Roberto Carlos, Tcheco e Iarley. Seu primeiro gol com a camisa do Corinthians foi contra o São Paulo Futebol Clube, pelo campeonato paulista de 2010. Danilo obteve melhor desempenho na temporada de 2011. Ignorado no início de ano turbulento, no qual o Corinthians foi desclassificado prematuramente da Taça Libertadores pelo Tolima, Danilo foi peça fundamental na campanha do Pentacampeonato Brasileiro, tendo sua melhor atuação com a camisa alvi-negra justamente contra seu ex-clube e rival corintiano São Paulo, na goleada de 5 a 0, onde marcou um gol e participou de outros três. Danilo foi o jogador que mais atuou pela aquipe do Parque são Jorge e também o que mais deu assistências em todo o Campeonato Brasileiro. Seu último jogo nesse ano ficou marcado pela meta dos 100 jogos pelo Corinthians. Com um excelente início de ano, se destacando principalmente no jogo contra seu ex-time o São-Paulo, Danilo cai nas graças da fiel, que o aplaude em pé após atuação de gala. Danilo foi peça fundamental na primeira fase da Libertadores da América 2012, anotando 3 gols importantes na competição e participando muito bem de todos os jogos. Danilo é um dos pilares do Time e uma das esperanças do técnico Tite para a segunda fase da competição.
Gol da classificação para a final da Taça Libertadores da América No dia 20 de Junho de 2012 o Corinthians disputava o segundo jogo da semi-final da Taça Libertadores da América. Com vantagem de um gol, feito por Emerson Sheik na Vila Belmiro no primeiro jogo, o Santos chegou a abrir o placar no Pacaembú, resultado que levaria a decisão para os pênaltis, mas Danilo foi decisivo no jogo e fez um gol histórico que empatou o jogo e colocou o Corinthians pela primeira vez na final da competição. A Libertadores adotou a regra dos gols fora de casa como critério de desempate nas fases eliminatórias em 2005, diminuindo assim o número de decisão por pênaltis: houve, por exemplo, oito disputas de penalidades no torneio em 2004, incluindo na final em que o Once Caldas bateu o mesmo Boca Juniors depois de dois empates. Desde então, foram dez decisões por pênaltis em todas as edições do torneio somadas: duas em 2012, com o êxito do Vasco sobre o argentino Lanús e o da Universidad de Chile sobre o paraguaio Libertad. Experiente, o jogador, de 33 anos, já disputou duas finais de Libertadores. Uma com o São Paulo e agora com o Corinthians.

Douglas "CORINTHIANS"

Douglas dos Santos, mais conhecido como Douglas (Criciúma, 18 de fevereiro de 1982),[1] é um futebolista brasileiro que atua como meia. Atualmente, joga pelo Corinthians.
1997-2005: Início na Carreira No início de 1997, Douglas inicia a sua carreira como jogador de futebol nas categorias de base do Tigre, onde jogou até 2002. No ano seguinte, após muito destaque, Douglas é promovido ao futebol profissional do clube catarinense. Sua participação em 2002 foi essencial para a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B 2002, uma das maiores conquistas do Criciúma, sendo um dos principais jogadores do tigre no tal feito. Com o título, jogou durante dois anos seguidos a primeira divisão do futebol brasileiro como 'jogador chave', destacando-se por sua liderança dentro de campo, belas finalizações a gol, entre elas, um destaque especial para as cobranças de falta, além também de passes precisos, chamando a atenção de vários times do Brasil e do exterior.
2005: Ídolo do tigre No ano de 2005 foi considerado o melhor de Douglas pelo Criciúma. Após o rebaixamento de sua equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro, Douglas ajuda sua equipe a vencer o Campeonato Catarinense de Futebol pela primeira vez em sua carreira. Foi considerado por especialistas, comentaristas e jornalistas do estado e pelo público como o melhor jogador do torneio naquele ano. Infelizmente, o gás no início do ano não foi o suficiente para o restante, o Criciúma caiu de produção ao longo do ano e despencou cada vez mais, sendo rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com o péssimo resultado, foi observado por times europeus durante um certo tempo, e semanas depois após rumores de sua saída, acabou sendo negociado com o Rizespor, clube de futebol da Turquia. No meio de 2006, após um desempenho regular na Europa, acaba retornando para disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, competição na qual deu a volta por cima e acabou conquistando. No começo do ano de 2007, foi negociado com o São Caetano. Sempre que a história do clube é contada, Douglas é sempre lembrado carinhosamente pelo torcedor do Criciúma. Desde que a equipe conquistou seu maior título de expressão, a Copa do Brasil de 1991, o meia é considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Rizespor 2005: Passagem discreta Após dias de negociação, vice presidente de futebol do Criciúma, Gustavo Gazolla confirmou a transferência do jogador para o Rizespor. Douglas desembarcou na Turquia em 18 de Agosto de 2005 para seu primeiro grande desafio na carreira. A negociação tratava-se de um empréstimo de 10 meses, o clube pagou 200 mil dólares ao Criciúma, dinheiro que os catarinenses teriam direito a 50%, o restante seria para seus investidores e empresários[3]. O Rizespor tinha a opção de compra de Douglas, que custaria 500 mil dólares ao fim do período de empréstimo.[4] Seu salário era de 10 mil dólares mensais, além de 50 mil em luvas. Chegou a equipe com a difícil missão de retirar o Rizespor da ultima colocação do Campeonato Turco de Futebol, e sua estréia ocorreu somente duas semanas mais tarde, logo contra uma das maiores potencias do futebol daquele país, o Fenerbahce do ex-cruzeirense e palmeirense, Alex, jogo ao qual sua equipe acabou sendo derrotada. Ao longo de seu contrato, Douglas participou de várias partidas importantes frente ao time como armador principal, em um total de 13 partidas, o maestro do time marcou dois gols. Ao fim de seu contrato no exterior, Douglas acabou não querendo renovar seu contrato por questão de falta de adaptação. Mesmo assim, é grato ao clube por ter adquirido experiência, o que o fez voltar a todo gás para jogar no Criciúma, e se sagrar Campeão Brasileiro da Terceira Divisão no mesmo ano.
2009: A Copa do Brasil 2008: Título da Série B e destaque nacional No inicio de 2008 continuou a apresentar bom futebol contribuindo com 4 gols em 19 jogos, sendo assim, contratado pelo Corinthians no final do Paulistão com a missão de suprir a carência de criatividade no meia e assumir a camisa 10 que até então pertencia a Beto Acosta, além de levar o clube o paulista para a primeira divisão do futebol brasileiro, sendo um dos reforços mais caros para a disputa daquela temporada. Assumiu a titularidade da equipe na estreia do Corinthians no Campeonato Brasileiro da Série B, em 10 de maio de 2008, contra o CRB. Com a sua criação de jogadas, belos passes e gols, conquistou cedo a torcida do Corinthians e foi um dos principais destaques do clube na conquista do Campeonato Brasileiro Série B, em 8 de novembro de 2008, um mês antes do término da competição. No mesmo ano, foi vice campeão da Copa do Brasil de 2008. Após passar por Barras, Fortaleza, Goiás, São Caetano (seu ex clube) e Botafogo em uma emocionante decisão de penaltis, foi derrotado na final para o Sport Club do Recife. Em 4 de junho, venceu o jogo de ída por 3x1, porém, acabou perdendo o jogo de volta por 2x0, dando o titulo para a equipe pernambucana. No final desse ano, recebeu o prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro Série B pela CBF. Al Wasl 2009-2010: Rápida passagem pelo exterior No final de julho de 2009, após o título da Copa do Brasil de 2009, o Corinthians liberou o atleta para fazer exames no Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos. Foi apresentado em 1 de Agosto, assinando um contrato de quatro anos com o clube árabe. A transação do meia girou em torno de 11 milhões de reais, dinheiro que foi dividido entre o Corinthians e o São Caetano, usando a camisa 11 do clube. Foi um dos três jogadores corinthianos que sairam do clube após o título da Copa do Brasil. Seus companheiros Cristian e André Santos foram ambos para a Turquia jogar no Fenerbahce. Por lá, acabou não se adaptando, ficando apenas seis meses. Mesmo assim, sua passagem não foi ruim, se destacando em alguns jogos, disputou a Liga dos Emirados Árabes de Futebol e a Copa da Liga. Em 25 partidas pelo Al Wasl, o meia brasileiro marcou 7 gols. Em janeiro de 2010, demonstrou interesse em voltar ao futebol do Brasil. Com a manifestação, equipes como Grêmio, Flamengo e Palmeiras queriam o craque, mas acabou escolhendo o tricolor gaúcho por conta de ser a única equipe disposta a compra-lo, já que cariocas e paulistas o queriam de empréstimo. Grêmio 2010: Maestro tricolor No dia 21 de janeiro de 2010, o clube árabe em que jogava Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos liberou o atleta para acerta-se com o Grêmio.[6] O jogador custou caro aos cofres do time gaúcho, mas o presidente Duda Kroeff falou que a compra de 100% dos direitos federativos foi possível devido a um parcelamento bem planejado e que não afetasse negativamente o clube.[7] A imprensa informa que o valor da compra girou em torno de 3,5 milhões de dólares, a maior do Grêmio na temporada 2010. Douglas chegou em Porto Alegre no dia 26 de janeiro de 2010 para jogar no time pela manhã, e a tarde se apresentou oficialmente no Estádio Olímpico como novo jogador do Grêmio, firmando um contrato de 3 anos. Em sua apresentação, revelou que jogar no Grêmio era a realização de um sonho, pois o clube era uma das coisas com que Douglas sempre se identificou na infância, também declarou que seu desejo era vestir a camisa 10 do time durante toda a temporada 2010. Estreou dia 7 de fevereiro de 2010 contra o Universidade Sport Club no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS) com vitória. Participou da campanha gremista na conquista da Taça Fernando Carvalho após uma vitória de 1x0 sobre o Novo Hamburgo no Estádio Olímpico Monumental. Ainda apresentando partidas medianas no Grêmio, e sem destaque, acabou provando que sua contratação valeria a pena em 29 de Abril em partida válida pelas quartas de finais da Copa do Brasil de 2010 contra o Fluminense, no Maracanã. Douglas marcou dois dos três gols da vitória gremista sobre os cariocas campeões brasileiros meses depois. Com os gols, Douglas desencantou, pois aquele seria o primeiro gol dele com a camisa do Grêmio. Um mês mais tarde, se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2010, após uma vitória de 2x0 no Sport Club Internacional fora de casa com gols do zagueiro Rodrigo e do atacante Borges. Em seguida, perdeu o jogo de volta por 1x0 no Olímpico, mas com a combinação de resultados, o Grêmio acabou sendo campeão. Por ser o jogador chave da equipe do Grêmio, Douglas foi um dos únicos titulares da equipe a começar em jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e da Copa do Brasil. No dia 13 de Maio de 2010, Douglas participou de um dos mais emocionantes jogos do time do Grêmio, considerados por muitos como o o melhor do ano. Em uma partida válida pelas semi finais da Copa do Brasil contra o Santos Futebol Clube de Neymar e Robinho, o Grêmio saiu perdendo logo nos primeiros minutos de jogo com gols de André, em seguida, fez jogadas espetaculares que resultaram em gols de Jonas e Borges (marcaram 2 gols, cada um), resultado final de 4x3 para o tricolor gaúcho. No jogo de volta, derrota por 3x1 e eliminação. Com os resultados ruins no Campeonato Brasileiro e a Libertadores sendo conquistada pelo Internacional, rival do Grêmio, Douglas teve seus momentos de apagão, sendo cobrado por sua suposta falta de vontade e seu excesso de peso. A pressão aumentou ainda mais quando escreveu em sua rede social que teria saudades do Corinthians. Após a derrota para o Fluminense por 2x1 em casa, seu treinador, Silas acabou sendo demitido. Dias depois, coma a chegada de Renato Portaluppi em agosto de 2010, Douglas voltou a demonstrar o grande futebol dos tempos de Corinthians, marcando inclusive um belo gol contra o Timão no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Durante o restante do Campeonato, Douglas foi um dos grandes protagonistas que levou o Grêmio de candidato a rebaixamento no primeiro turno para equipe com melhor desempenho no segundo turno e quarto colocado em geral no Campeonato Brasileiro. Douglas marcou 6 gols em 36 jogos.
2011 No ano de 2011, logo em janeiro, sua equipe entrou frustradas em competições devido a falha na negociação com o craque Ronaldinho Gaúcho ao preferir o Flamengo do que o Grêmio. Mas acabou não desanimando seu desempenho, sendo fundamental na conquista do Grêmio no primeiro turno do campeonato gaúcho de futebol, após uma vitória heróica nos pênaltis sobre o SER Caxias. Mesmo com passes precisos e jogadas que deixavam seus companheiros na área, Douglas se destacou por ser um dos artilheiros do time na competição. Em fevereiro e março, Douglas disputou a pré-libertadores da América contra o Liverpool, marcando um dos gols do time no jogo de ída no empate de 2x2. No jogo de volta, vitória de 3x1 com dois gols de Vinicius Pacheco. No segundo turno do Campeonato Gaúcho de futebol, o Grêmio foi derrotado pelo Internacional. O desempenho de sua equipe na Libertadores também não era dos melhores, depois de se classificar como segundo colocado na fase de grupos, perdeu logo de cara nas oitavas de final para a Universidad Católica do Chile. Douglas terminou a campanha da competição continental com 4 gols em 6 partidas. Na final do campeonato gaúcho, venceu o jogo de ida por 3x2 no Estádio Beira Rio, abrindo assim, a vantagem no jogo de volta, mas acabou sendo derrotado por 3x2 no tempo normal e 5x4 nas cobranças de pênaltis. Repetindo a trajetória de 2010, o Grêmio começou o Campeonato Brasileiro com o pé esquerdo, e logo nas primeiras rodadas, era candidato ao rebaixamento. O empate de 2x2 com o Avaí em Porto Alegre resultou em demissão do treinador Renato Portaluppi e dias depois, a contratação de Julinho Camargo, que não se firmou no cargo, comandou o tricolor gaúcho em apenas seis jogos, sendo demitido um mês mais tarde. Com Celso Roth, Douglas tem se firmado meio de campo com Marquinhos e Escudero, fazendo partidas importantes e sendo vice artilheiro do Grêmio na competição com 7 gols em mais de 30 jogos disputados. No dia 28 de agosto desse mesmo ano, marcou seu primeiro gol em Gre-Nais, vitória de 2x1 no Sport Club Internacional com gol de pênalti do maestro. No começo do mês de outubro, originou possíveis rumores de uma troca entre Grêmio e Palmeiras, envolvendo Douglas pelo atacante Kléber, que não vinha se firmando na equipe alvi verde. Também surgiu interesse de seu ex-clube, o Corinthians. Porém, afirmou que fica no Grêmio. No dia 30 de outubro de 2011, Douglas participou de um dos confrontos mais esperados do ano e que marcou a história do Grêmio, o reencontro de Ronaldinho Gaúcho com o clube que o projetou. Um dia antes do jogo, um torcedor pediu ao meia gremista que batesse em Ronaldinho, mas o pedido acabou sendo ignorado. Após sair perdendo por 2x0 com gols de Thiago Neves e Deivid, o Grêmio virou a partida com dois do atacante André Lima, um do argentino Ezequiel Miralles e um do maestro Douglas, que após escapar pela ponta direita do campo, passou pela zaga flamenguista, e com a perna esquerda, chutou no canto do goleiro Felipe. Foi o gol que originou a virada do tricolor gaúcho na partida. Atualmente, Douglas é um dos jogadores mais queridos pela torcida gremista, tendo vários apelidos carinhosamente dados. No dia 19 de novembro do mesmo ano, marcou um belo gol contra o Ceará SC em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol no Estádio Olímpico Monumental, foi o único da derrota por 3x1. Encerrou o ano de 2011 no Estádio Olímpico Monumental com um empate diante do Atlético Goianiense em 2x2, Douglas foi fundamental na criação da jogada do primeiro gol do time. Já o último jogo do ano, foi uma derrota fora de casa para o Sport Club Internacional por 1x0, gol de D'Alessandro. Em dezembro, Douglas não aceitou renovação contratual proposta pelo Grêmio. Corinthians 2012: Volta ao Corinthians No dia 2 de fevereiro de 2012, Douglas acertou sua volta ao Corinthians por R$ 3 Milhões, o jogador volta ao clube que deixou no meio da temporada de 2009 após os títulos do Campeonato Brasileiro da Série B em 2008, o Campeonato Paulista em 2009 e da Copa do Brasil também em 2009, assinou um contrato de três temporadas.Fez sua estreia em um clássico "Majestoso". Seleção Brasileira No dia 29 de outubro de 2010, após se destacar com o Grêmio no Campeonato Brasileiro, foi convocado pela primeira vez na carreira, para defender a Seleção Brasileira pelo técnico Mano Menezes, com quem trabalhou nos tempos do Corinthians. Douglas começou a partida no banco de reservas no amistoso contra a Argentina no dia 17 de novembro na cidade de Doha, no Catar. Entrou durante o segundo tempo de jogo. Aos 46 minutos do segundo tempo de partida, sua equipe acabou levando gol, justamente numa bola errada pelo próprio Douglas, que não foi mais convocado, pois o técnico teve convicção que tinha opções melhores.

Gilsinho "CORINTHIANS"

Gilson do Amaral, ou simplesmente Gilsinho (Américo Brasiliense, 4 de Abril de 1984) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga no Corinthians. Após a Taça Libertadores da América, irá se trasferir para o Sport.

Willian "CORINTHIANS"

Willian Gomes de Siqueira (Três Fronteiras, 19 de novembro de 1986) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Corinthians. Após a Taça Libertadores da América, irá se trasferir para a FC Metalist Kharkiv.
Carreira Começou a carreira no Guarani onde foi revelado em 2004. Em 2006 foi contratado pelo Clube Atlético Paranaense e jogou no clube até 2009 quando foi emprestado ao Vila Nova Futebol Clube. Seu maior destaque foi em 2010 onde jogou no Figueirense sendo a maior contratação do clube e ajudando o Alvinegro a subir para a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro.
Corinthians Como artilheiro do Figueirense na série B de 2010, Willian chegou ao Corinthians em janeiro de 2011. Sob a desconfiança comum entre os corinthianos, o atacante de 25 anos não tinha no seu currículo um apelido pomposo ou uma trajetória recheada por títulos e passagens por clubes europeus, mas cinco meses depois de sua chegada, é ele que carrega o rótulo de principal artilheiro do time no início do Brasileirão 2011 junto com o Liédson. No final, se tornaram campeões e conquistaram o Penta Campeonato Brasileiro pelo Corinthians.
Metalist Kharkiv Willian foi vendido ao clube ucraniano por US$ 5 (cerca de R$ 10 milhões) após a participação do Corinthians na Copa Libertadores da América de 2012.

Alessandro "CORINTHIANS"

Alessandro Mori Nunes Alessandro Mori Nunes (Assis Chateaubriand, 10 de janeiro de 1979) é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito. Atualmente, joga pelo Corinthians.
O início no Flamengo (1997 - 2003) Revelado nas divisões de base do Flamengo, acostumou-se a jogar na posição de volante quando solicitado, o que lhe valeu um enorme aperfeiçoamento na qualidade defensiva e um crédito absurdo com todos os técnicos que o comandaram, não só no Flamengo como nos demais times. O jogador estreou bastante cedo pelo Flamengo, e assumiu a responsabilidade de tomar conta de uma posição historicamente dominada pelo Flamengo, a lateral-direita, que já havia passado por nomes como Leandro e Jorginho. No entanto, disposto e irredutível de mostrar seu talento, Alessandro não só assumiu o desafio, como não tardou á se firmar na posição. Suas fortes características técnicas, é bem verdade, ajudaram na sua manutenção, pois, apesar de atuar de forma exímia na defesa, Alessandro tornou-se figurinha carimbada nas escalações do Fla, em virtude da sua técnica apurada no que diz respeito ao apoio de ataque. Trabalhou com diversos técnicos no Flamengo, no entanto, foi sob o comando do velho lobo Zagallo, que o lateral viveu o seu auge. Tricampeão carioca entre 1999 e 2001, Alessandro também faturou a Copa dos Campeões e se tornou essencial para o time, que então, era formado por estrelas do calibre de Dejan Petković e Edílson. Certamente, uma das imagens mais presentes do jogador para a torcida rubro-negra, foi justamente aquela em que Alessandro reza sentado ao banco, e aguarda pela cobrança de falta do sérvio Petković que resultaria no tri de 2001. Título que não só entraria para a história do clube, como carregaria consigo todo o elenco que lutou braviamente por ele. Carreira pelo Brasil e Europa (2003 - 2007) Em 2003, período conturbado para o Fla, Alessandro teve de abandonar a Gávea e seguiu por empréstimo para o Palmeiras. Sua passagem pelo Palestra Itália, entretanto, durou pouco mais de três meses e logo em seguida, o jogador teve seus direitos econômicos adquiridos pelo Dínamo de Kiev. Ucrânia não foi das melhores, sua estadia no Dínamo durou pouco tempo, e já em agosto de 2004, o jogador viria por empréstimo para o Cruzeiro, a fim de completar o elenco celeste.[1] Com contrato na Toca da Raposa até dezembro de 2005, Alessandro preferiu não cumprir, e á pedido do próprio e também do então técnico do Grêmio, Mano Menezes, seguiu para o clube gaúcho que vivia um momento difícil, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi no Rio Grande do Sul, aliás, que o lateral voltou a apresentar um bom futebol, sendo inclusive, considerado um dos heróis do acesso do Grêmio para a Série A do Campeonato Nacional. Do Grêmio, Alessandro rumou em 2007 para o badalado Santos, que vinha em uma crescente de boas campanhas, e logo no início da sua passagem, faturou o primeiro Campeonato Paulista da carreira. Apesar disso, as atuações do atleta não foram muito além, e já em 2008, tornou-se peça dispensável do elenco santista.
Corinthians (2008-atualmente) Em 2008 foi contratado pelo Corinthians, comandado pelo parceiro de outrora, Mano Menezes, para o decorrer da temporada. A missão era a mesma dos tempos de Grêmio, conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro e voltar á elite do futebol brasileiro. Alessandro foi um dos principais jogadores do elenco no ano, o Corinthians conquistou 85 pontos em 38 rodadas, naquele mesmo ano, foi vice-campeão da Copa do Brasil. Em 2009 veio a afirmação de Alessandro no Corinthians, com a contratação de Ronaldo, o Corinthians conquistaria um Campeonato Paulista em 2009 e coroaria a boa fase sendo finalmente campeão da Copa do Brasil. Em 2010, no ano em que o Corinthians completaria 31 anos de idade, Alessandro completou seu centésimo jogo pelo clube. Naquele ano, disputou ainda o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores, do qual o time foi eliminado nas Oitava-de-final da competição, diante do clube que o revelou ao futebol, Flamengo. Alessandro foi muito criticado pela torcida após a eliminação no torneio continental, mas continuou no elenco para o Campeonato Brasileiro, do qual o clube fez uma boa campanha, terminando em 3° colocado, conquistando uma vaga na pré-libertadores. Em 2011, Alessandro disputou o Campeonato Paulista pelo Corinthians, sendo vice-campeão, naquele mesmo ano, Alessandro ganhou a braçadeira de capitão após divergências entre o zagueiro Chicão e o treinador Tite. , o jogador se sagrou Pentacampeão Brasileiro com o Corinthians como capitão. Realizou, até agora, pelo Timão 163 partidas, marcando 4 gols.