quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alessandro "CORINTHIANS"

Alessandro Mori Nunes Alessandro Mori Nunes (Assis Chateaubriand, 10 de janeiro de 1979) é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito. Atualmente, joga pelo Corinthians.
O início no Flamengo (1997 - 2003) Revelado nas divisões de base do Flamengo, acostumou-se a jogar na posição de volante quando solicitado, o que lhe valeu um enorme aperfeiçoamento na qualidade defensiva e um crédito absurdo com todos os técnicos que o comandaram, não só no Flamengo como nos demais times. O jogador estreou bastante cedo pelo Flamengo, e assumiu a responsabilidade de tomar conta de uma posição historicamente dominada pelo Flamengo, a lateral-direita, que já havia passado por nomes como Leandro e Jorginho. No entanto, disposto e irredutível de mostrar seu talento, Alessandro não só assumiu o desafio, como não tardou á se firmar na posição. Suas fortes características técnicas, é bem verdade, ajudaram na sua manutenção, pois, apesar de atuar de forma exímia na defesa, Alessandro tornou-se figurinha carimbada nas escalações do Fla, em virtude da sua técnica apurada no que diz respeito ao apoio de ataque. Trabalhou com diversos técnicos no Flamengo, no entanto, foi sob o comando do velho lobo Zagallo, que o lateral viveu o seu auge. Tricampeão carioca entre 1999 e 2001, Alessandro também faturou a Copa dos Campeões e se tornou essencial para o time, que então, era formado por estrelas do calibre de Dejan Petković e Edílson. Certamente, uma das imagens mais presentes do jogador para a torcida rubro-negra, foi justamente aquela em que Alessandro reza sentado ao banco, e aguarda pela cobrança de falta do sérvio Petković que resultaria no tri de 2001. Título que não só entraria para a história do clube, como carregaria consigo todo o elenco que lutou braviamente por ele. Carreira pelo Brasil e Europa (2003 - 2007) Em 2003, período conturbado para o Fla, Alessandro teve de abandonar a Gávea e seguiu por empréstimo para o Palmeiras. Sua passagem pelo Palestra Itália, entretanto, durou pouco mais de três meses e logo em seguida, o jogador teve seus direitos econômicos adquiridos pelo Dínamo de Kiev. Ucrânia não foi das melhores, sua estadia no Dínamo durou pouco tempo, e já em agosto de 2004, o jogador viria por empréstimo para o Cruzeiro, a fim de completar o elenco celeste.[1] Com contrato na Toca da Raposa até dezembro de 2005, Alessandro preferiu não cumprir, e á pedido do próprio e também do então técnico do Grêmio, Mano Menezes, seguiu para o clube gaúcho que vivia um momento difícil, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi no Rio Grande do Sul, aliás, que o lateral voltou a apresentar um bom futebol, sendo inclusive, considerado um dos heróis do acesso do Grêmio para a Série A do Campeonato Nacional. Do Grêmio, Alessandro rumou em 2007 para o badalado Santos, que vinha em uma crescente de boas campanhas, e logo no início da sua passagem, faturou o primeiro Campeonato Paulista da carreira. Apesar disso, as atuações do atleta não foram muito além, e já em 2008, tornou-se peça dispensável do elenco santista.
Corinthians (2008-atualmente) Em 2008 foi contratado pelo Corinthians, comandado pelo parceiro de outrora, Mano Menezes, para o decorrer da temporada. A missão era a mesma dos tempos de Grêmio, conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro e voltar á elite do futebol brasileiro. Alessandro foi um dos principais jogadores do elenco no ano, o Corinthians conquistou 85 pontos em 38 rodadas, naquele mesmo ano, foi vice-campeão da Copa do Brasil. Em 2009 veio a afirmação de Alessandro no Corinthians, com a contratação de Ronaldo, o Corinthians conquistaria um Campeonato Paulista em 2009 e coroaria a boa fase sendo finalmente campeão da Copa do Brasil. Em 2010, no ano em que o Corinthians completaria 31 anos de idade, Alessandro completou seu centésimo jogo pelo clube. Naquele ano, disputou ainda o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores, do qual o time foi eliminado nas Oitava-de-final da competição, diante do clube que o revelou ao futebol, Flamengo. Alessandro foi muito criticado pela torcida após a eliminação no torneio continental, mas continuou no elenco para o Campeonato Brasileiro, do qual o clube fez uma boa campanha, terminando em 3° colocado, conquistando uma vaga na pré-libertadores. Em 2011, Alessandro disputou o Campeonato Paulista pelo Corinthians, sendo vice-campeão, naquele mesmo ano, Alessandro ganhou a braçadeira de capitão após divergências entre o zagueiro Chicão e o treinador Tite. , o jogador se sagrou Pentacampeão Brasileiro com o Corinthians como capitão. Realizou, até agora, pelo Timão 163 partidas, marcando 4 gols.

Nenhum comentário: