Tudo bem que o Chevrolet Astra ainda vende bem, mas ninguém pode negar que ele está ligeiramente esquecido pela Chevrolet. Hoje o Astra só tem boas vendas por conta do custo-benefício. É o carro 2.0 mais barato do país e ainda assim vem completo.
A Chevrolet chegou ao Brasil em 1995 importado da Bélgica na versão hatch e perua (que só existiu por aqui nessa geração) a versão era a GLS, feita exclusivamente para o Brasil equipado com motor 2.0 MPFi de 116cv. O preço ficava em torno dos R$ 25 mil, era quase o mesmo valor de um Vectra GLS. Essa geração foi vendida por menos de 2 anos.
À partir de 1998 o Astra passou a ser fabricado no Brasil, substituindo o Kadett (um Astra mais antigo). Em uma nova geração, era vendido nas versões GL 1.8 8V (110 cv), GLS 2.0 8V (112cv) eGLS 2.0 16V (128cv). Agora ele era oferecido na carroceria hatch de três portas e no ano seguinte foi lançado o sedã de quatro portas. O painel usado no Astra atual fez sua estréia nessa geração.
Em 2000 o Astra Sedan 2.0 16v recebeu a série 500, comemorativa aos 500 anos da descoberta do Brasil, que vinha recheada de equipamentos e com direito a bancos em couro bicolor. Em 2001 surge a versão Sport 2.0 8V e todas as versões recebem repetidor de pisca nos pára-lamas. No ano seguinte chegava a versão Sunny, e o câmbio automático faz sua estreia, acoplado ao motor 2.0 8v, mas como opcional.
Em 2003 ele é reestilizado, ficando basicamente do jeito que é hoje. Nova frente mais agressiva e traseira mais reta. Junto com a reestilização a versão hatch ganha opção de 5 portas, com o destaque do lançamento da versão GSi, equipada com motor 2.0 16v de 136cv. O motor 1.8 8v fica limitado a frotistas.
No ano seguinte, em 2004, o motor 2.0 8v passa a ser flex (127cv no álcool e 121cv na gasolina) e as versões passam a ser Comfort, Elegance e Elite, e para o hatch ainda há a Advantage. No mesmo ano é lançada a versão Multipower. Vendida sob encomenda, podia ser abastecida com gasolina, álcool ou GNV (gás natural veícular).
Em 2005 a versão GSi sai de cena, e para quem busca esportividade é lançada a versão SS equipada com motor 2.0 8v de 127cv, era mais nome do que desempenho… Em 2006 a versão Comfort é descontinuada e o Astra Sedan ganha versão Advantage.
À partir de 2007 a família começou a encolher, por causa do lançamento do Vectra no ano anterior. Nesse ano a versão hatch perdeu a carroceria de duas portas, e as versões Elite e Elegance (mais luxuosas) foram descontinuadas. Afinal, quem gostaria de ter um Astra completo, podendo comprar um Vectra, que além de ser a nova geração do Astra, tinha mais status?
Em 2008 o Astra SS foi descontinuado, em virtude da chegada do Vectra GT, que também só tem visual esportivo. Acessórios do Astra SS, como rodas aro 16, faróis de milha e aerofólio, passam a ser oferecidos como um “kit esportivo” para o Advantage Hatch.
Em meados de 2009 a Chevrolet resolveu apostar no custo-benefício do Astra. O velho motor 2.0 8v foi retrabalhado, passando a render 133cv na gasolina e 140cv no álcool. Além disso, tanto o hatch como o sedã passaram a ser vendidos apenas na versão Advantage, e receberam novos equipamentos de série vindo de versões mais caras, como: ar condicionado digital, faróis com desligamento e cotrole do facho automáticos, retrovisor eletrocrômico, banco rebativeis, apoio central para o braço e limpador automático do vidro traseiro ao engatar na marcha ré.
Na estética, ítens do falecido Astra SS passaram a ser de série, como as rodas de 16”, faróis de neblina, aerofólio traseiro e ponteira de escape cromada. O cãmbio automático de 4 velocidades é oferecido como opcional.
É desse modo que o Astra consegue sobreviver no mercado nacional, ou você acha que se ele fosse oferecido até hoje básico com rodas de aço sem calotas ele conseguiria ter sido o hatch médio mais vendido de 2009? Esse título não deve ser repetido em 2010, por causa do sucesso do Hyundai i30…
Hoje o Astra hatch 2.0 custa à partir de R$ 47.310, e o Sedan, que anda vendendo muito mal e apenas para frotistas, custa à partir de R$ 50.626. O futuro do Astra ainda é incerto. As mulas do Corsa europeu que andam em testes pelo país não darão origem ao novo Astra, mas sim a um novo sedã e a uma minivan. O Vectra (que não passa de outro Astra) será rebaixado ao lugar onde ele deveria estar, abrindo espaço para o sedã Cruze e sua inédita versão hatch, que deve começar a ser fabricado no Brasil em 2012.
CHEVROLET CRUZE