Muito provavelmente, a palavra catchup deriva do chinês ke-tsiap, um molho de peixe fermentado, que se espalhou pelo sul da Ásia, chegando à Malásia e a Indonésia, com o nome de kechap ou kecap manis. Navegadores holandeses do século XVII trouxeram esse molho da China para o ocidente. Originalmente o catchup era semelhante ao molho de soja e ao molho inglês. Cem anos depois, quando chegou aos Estados Unidos foram adicionados tomates e esse condimento ficou conhecido como molho de tomate com soja, na época um molho escuro e fino. Os ingleses e americanos utilizavam a palavra catchup para uma infinidade de molhos onde o único ingrediente em comum era o vinagre. Somente no século XIX o catchup tomou a forma que conhecemos hoje em dia, mais espesso e adocicado.
- 5 kg de tomate maduro(s)
- 200 gr de pimentão vermelho sem semente(s)
- 800 gr de cebola
- 2 dente(s) de alho
- 1 colher(es) (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
- 1 colher(es) (chá) de pimenta da jamaica
- 1 colher(es) (chá) de cravo-da-índia
- 2 unidade(s) de canela em pau
- 1/2 colher(es) (chá) de mostarda em pó
- 4 colher(es) (sopa) de açúcar mascavo
- 6 colher(es) (sopa) de açúcar União
- 1 colher(es) (chá) de sal
- 2 1/2 xícara(s) (chá) de vinagre branco
Corte os tomates e o pimentão. Bata-os no liquidificador ou processador e peneire para retirar as sementes e a casca. Volte ao liquidificador e bata com a cebola. Coloque o tomate, o pimentão e a cebola batida em uma panela e cozinhe em fogo baixo até reduzir em um terço do volume inicial. Em outra panela, misture o vinagre com o alho, a pimenta-do-reino, a pimenta da Jamaica, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo por meia hora, deixando que os temperos soltem o seu sabor. Coe esse vinagre e acrescente metade da quantidade à panela dos tomates. Acrescente também a mostarda em pó, o açúcar e o sal. Ajuste os temperos ao seu paladar e se necessário acrescente mais vinagre, açúcar ou sal. Deixe esfriar, bata denovo no liquidificador e guarde em um recipiente limpo na geladeira.
Como acelerar o amadurecimento dos tomates: Coloque os tomates verdes em um saco de papel com uma maçã. A mesma reação do etileno que faz com que uma maçã estragada estrague as maçãs ao lado fará com que os tomates amadureçam rapidamente. Retire-os do saco quando estiverem no ponto, para não apodrecerem.