segunda-feira, 1 de outubro de 2001

estreia O CLONE



Primeira fase
A história se passa no ano de 1980. O empresário Leônidas Ferraz, um homem viúvo, têm uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm outras características completamente diferentes.

A muçulmana Jade, vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Mas, após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para o Marrocos para viver com o seu tio, o patriarca Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as suas sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da empregada Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas.

Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos e conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor, e Lucas se apaixona perdidamente por Jade, e é correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família, mas ela se recusa, e fica disposta a fugir de seu páis para se casar com Lucas e amar o homem que ela escolhera. Ele diz que retornará ao Marrocos para buscá-la. Tempos depois, já de volta ao Brasil, Yvete e Leônidas se apaixonam, vivendo uma relação carinhosa, extrovertida e amorosa. Só que Diogo desaprova esse namoro, ainda mais ao descobrir que foi com Yvete que ele passou uma noite no Marrocos. Ela se assusta e diz não saber que Diogo era filho de Leônidas, que estranha.

Diogo acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família, e sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas se distancia de Yvete, para se concentrar no estado de seu filho, e Lucas, ao ver todo esse tormento, desiste de fugir com Jade, que sem alternativa, aceita a escolha de seu tio Ali e se casa com Said.

O padrinho de Diogo, Albiéri, abalado com a sua morte, decide clonar Lucas para trazer Diogo de volta e realizar o maior sonho de sua vida: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele insere as células de Lucas, para a formação do embrião, em Deusa, que acredita estar fazendo uma inseminação artificial. Depois, Deusa têm o filho, sem saber que é um clone de outro rapaz.


Segunda fase
Passam-se 20 anos. Jade, cansada de esperar por Lucas, casa-se com Said, e os dois têm uma filha, Khadija. Said, mesmo casado com Jade, contrai núpcias com a jovem Ranya. Pelos costumes muçulmanos, após pedir o terceiro divórcio, o marido só pode voltar atrás em sua decisão caso arranje um marido para sua mulher, e foi o que Said fez: ele pede ao amigo Zein que se case uns dois dias com Jade, para que ela possa voltar para ele depois. Só que Zein se apaixona por Jade, sendo mais um disputando o amor dela. Já Lucas, casou-se com a bela Maysa, e os dois também tiveram uma filha: Mel. Os dois se reencontram no Rio de Janeiro, voltando a fazerem planos para ficarem juntos.

Mel sofre de dependência química, junto com seus amigos : Nando, Regininha e Lobato, sendo o último também alcóolatra. Ele perdeu o emprego e os familiares por causa da dependência e vive um desespero. Mel chega a ser presa por porte de drogas, e ainda participa de um assalto a ônibus para conseguir dinheiro para comprar cocaína, e facilita um assalto em sua própria casa, deixando Maysa sob a mira de um revólver. A dependência dela contribui para estragar mais um plano de Lucas fugir com Jade. Mel conhece Xande e os dois apaixonam-se , e ela acaba ganhando o apoio do namorado. Ela chega a se casar com ele, mas não consegue se livrar das drogas, sofrendo um aborto espontâneo em sua primeira gravidez. Já na sua segunda, ela coloca a sua própria vida e a do filho em risco durante o parto. Maysa se fortalece com o apoio de Clarice, mãe de Nando, a procurar ajuda para seus filhos.

O clone de Lucas, Léo, vive com Deusa e com sua avó, Dona Mocinha, e tem Albiéri como padrinho. Quando Léo e seu padrinho viajam ao Marrocos, ele conhece Jade e se apaixona por ela, exatamente como aconteceu com Lucas há 20 anos atrás. Ele, então, disputa com seu irmão o amor de Jade. Quando o clone descobre toda a verdade, ele começa a refletir sobre sua vida e, quando Leônidas Ferraz descobre também, ele briga na justiça com Deusa pela guarda de Léo.

Latiffa se casou com o irmão de Said, o religioso Mohamed, com quem teve dois filhos: Samira e Amin. Quando a família vai morar no Brasil, na casa de Nazira, irmã de Mohamed e Said, eles têm um choque de culturas. Nazira tem um amor imaginário, Miro, com quem tem uma relação de amor e afeto.

Dona Jura, é uma mulher divertida e engraçada. Ela é dona de um bar no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, bastante famoso no local devido aos pastéis que Dona Jura faz. Segundo os moradores, são bastante saboros. Lá é o ponto de encontro dos moradores do bairro, como os amigos Ligeirinho e Raposão.