segunda-feira, 16 de março de 2009

Estreia hoje a nova novela das 6 da Globo "Paraiso"



O amor proibido entre o "filho do diabo" e uma santa. É esse o ponto de partida de "Paraíso", trama de Benedito Ruy Barbosa que estreia nesta segunda (16) no horário das seis da Globo. Remake da novela exibida em 1982 na mesma emissora, a história gira em torno das lendas que cercam as vidas de Zé Eleutério (Eriberto Leão) e Maria Rita, ou Santinha, (Nathalia Dill).
A adaptação é feita por Edmara Barbosa com colaboração de Edilene Barbosa, ambas filhas do autor que já adaptaram "Cabocla" e "Sinhá Moça", outras obras de Benedito, anos atrás. "Não deixava ninguém colocar a mão nas minhas coisas. Confesso que achei estranho escrever com elas no início, mas fui abrindo espaço e elas fazem bem para burro", avalia o autor. "Estamos atualizando a novela, mas compromissadas com a primeira versão", resume Edmara.

Zé Eleutério, ou Zeca, é conhecido como o "filho do diabo" desde que seu pai Eleutério (Reginaldo Faria) comprou uma garrafa com um diabinho dentro. A morte da esposa e de um amigo após a tal aquisição reforçou ainda mais a ideia e deu margens a vários desdobramentos sobre o fato na cidade. Assim, Zeca tem de conviver com o fardo da fama. "É um personagem emocionante, que extravasa toda sua ânsia por liberdade no berrante", diz Eriberto, referindo-se ao objeto inseparável do "peão doutor". Na primeira versão, Zeca foi vivido por Kadu Moliterno, que desta vez interpreta Bertoni, dono do bar mais badalado da cidade. "Adoraria fazer o Zeca de novo, mas não dá, né?", diverte-se o ator.

Já a doce Maria Rita foi criada como uma verdadeira santa. Vários milagres lhe foram atribuídos ainda na infância, mas a verdade é que sua mãe, Mariana (Cássia Kiss), não conseguiu seguir carreira religiosa, casou-se contrariada com Antero(Mauro Mendonça) e depositou todas suas frustrações na filha. "Ela tem muito respeito pela mãe, mas sofre porque ela impõe um caminho que Maria Rita não tem certeza se quer seguir", explica Nathalia sobre a personagem, que vai se apaixonar justamente pelo "filho do diabo".

Ambientado em Mato Grosso, na fictícia cidade de Paraíso, o folhetim promete belas paisagens, rodas de viola, amores proibidos, mistério e humor. Com cenas gravadas no Pantanal e na Chapada dos Guimarães, a música é outro elemento bastante presente - inclusive com a participação do cantor Daniel, que vive o violeiro Zé Camilo. "Não tenho a pretensão de ser ator. Mas, como surgiu o convite e me identifico com o mundo rural, resolvi aceitar", pondera ele, também em cartaz nos cinemas com o filme "O Menino da Porteira".

Mas "Paraíso" vai mostrar, principalmente, o quanto uma crendice popular pode se perpetuar a ponto de influenciar várias vidas. "A história é muito densa, não tem como olhar de outra forma", valoriza o diretor Rogério Gomes.

Antes mesmo de estrear, a trama já vem com uma importante missão: alavancar a audiência do horário. Afinal, "Negócio da China", de Miguel Falabella, sua antecessora, amargou baixíssimos índices - chegou aos 14 pontos no ibope e colecionou problemas como a saída do protagonista e pouca frente de gravações. Com a experiência de ter escrito 34 novelas, Benedito parece tranquilo quanto à responsabilidade. "Novela das seis dar 16 pontos; das sete, 26, e das oito, 32, não pode. É preciso que a gente tenha visão. O público de novela é heterogêneo. Você não pode tratar como se fossem todos da Avenida Paulista, dos Jardins, das praias. Beijar na boca e tirar as roupas é grosseria", dispara.

Quem é quem em "Paraíso"

Eleutério Ferrabraz (Reginaldo Faria) - É o pai de José Eleutério. Compra na feira um amuleto com um diabo preso numa garrafa e, quando sua vida desmorona com a morte da esposa e de um amigo, parte com o filho para Mato Grosso, tornando-se um grande pecuarista. É apaixonado por Zefa.

Nena (Luli Muller) - Mulher de Eleutério, engravida depois de várias tentativas. Morre no parto e deixa o marido numa tristeza enorme, tendo de conviver com o boato de que o diabinho na garrafa é o causador da tragédia.

José Eleutério Ferrabraz (Eriberto Leão) - Filho de Eleutério e Nena, foi para o Rio de Janeiro estudar e se formou em Direito e Agronomia. É corajoso e ousado, até o dia em que se apaixona por Maria Rita, a santinha.

Josefa (Soraya Ravenle) - Zefa, como é conhecida, é mãe de Rosinha. Ficou viúva cedo, com a filha pequena para criar. O fazendeiro as acolheu na família, sem imaginar que acabaria se apaixonando por ela.

Rosinha (Vanessa Giácomo) - É filha de Zefa e foi apadrinhada por Eleutério. Criada na fazenda sem muita vaidade, tem um temperamento forte. Apaixona-se pelo irmão de criação, Zeca, e ignora o amor de Terêncio.

Antônia (Aisha Jambo) - Filha de um colono da fazenda de Eleutério, é uma moça simples, nascida e criada no interior. Fica de um lado para o outro passando os recados de Rosinha, Zeca e Maria Rita

Antero Godói (Mauro Mendonça) - Casado com Mariana e pai de Maria Rita, nasceu e cresceu trabalhando na roça. A esposa se casou contra a vontade e não quer saber dele, só da igreja e das histórias milagrosas que inventa sobre a filha.

Mariana Godói (Cássia Kiss) - Esposa de Antero e mãe de Maria Rita, quando jovem sonhava em seguir carreira religiosa. Mas foi obrigada a se casar e até hoje rejeita o marido. Criou a filha como santa e deposita nela todas as suas frustrações.

Maria Rita (Nathalia Dill) - Filha de Antero e Mariana, é fruto de um casamento arranjado e foi criada como santa. Vive angustiada pela mãe que deseja que ela se torne freira. Às vésperas de sua ordenação, desistiu. Em seguida, apaixonou-se pelo "filho do diabo".

Terêncio (Alexandre Nero) - Abandonado pela mãe, foi criado pelo pai em comitivas. Bom de montaria, conhece Zeca em um rodeio. Os dois planejam sair em comitiva e o fazem assim que Zeca volta do Rio de Janeiro. Apaixona-se por sua irmã de criação, Rosinha.

Zé Camilo (Daniel) - Violeiro da comitiva de Zeca, faz sucesso quando canta. Não há moça que, ao som de sua viola, não tenha se apaixonado por ele.

Norberto (Leopoldo Pacheco) - Casado com Aurora e pai de Maria Rosa, é fazendeiro e criador de gado. Idealista, acredita na democracia, o que o leva ao segundo mandato na prefeitura de Paraíso.

Dona Aurora (Bia Seidl) - Casada com Norberto e mãe de Maria Rosa. Dedicada à família, faz de tudo para afastar o marido do cargo público.

Maria Rosa (Fernanda Paes Leme) - Filha de Norberto e Aurora, é bonita e inteligente, formada em Economia. Ajuda o pai na administração da fazenda e na política, além de defendê-lo das queixas da mãe. Coleciona admiradores.

Geraldo (Lucci Ferreira) - Único herdeiro de um grande fazendeiro da região, nunca se interessou por estudos ou trabalho. Passa o tempo jogando sinuca com o Padre Bento.

Otávio Barbosa (Guilherme Winter) - Carioca, é dinâmico e idealista. Ele e seu fiel amigo Ricardo só se dão conta de que deveriam ter levado a vida mais a sério quando se formam. É quando decidem partir em busca de oportunidades em Paraíso.

Ricardo (Guilherme Berenguer) - Publicitário e grande amigo de Otávio, com quem divide o apartamento e momentos de diversão. Sem emprego no Rio de Janeiro, acredita que devem buscar trabalho em um mercado menos concorrido. Assim vão para Paraíso. É lá que sua vida profissional deslancha e seu envolvimento com Aninha, também.

Marcos (João Sabiá) - Piloto de helicóptero e engenheiro, vai para Paraíso contratado por Otávio e Ricardo para erguer a torre da estação de rádio. Logo que chega, vira uma atração e atrai os olhares das meninas do interior.

Dona Ida (Walderez de Barros) - Ficou viúva cedo, com uma filha para criar. Abriu uma pensão e, mais tarde, a filha e o genro morreram em um acidente. Novamente, se viu sozinha e com uma criança para criar. Coruja, é apaixonada pela neta que a ajuda na pensão.

Aninha (Juliana Boller) - Neta de Dona Ida, ficou órfã aos três anos e foi criada pela avó. É tranquila e sonhadora.

Seu Bertoni (Kadu Moliterno) - Filho de Nono, veio da Itália com a família, que buscava trabalho nas lavouras de café. Dedicou-se ao armazém e ao pai e esqueceu de tocar sua vida. Solitário, não quer saber de se apaixonar, até a chegada da exuberante Zuleika.

Nono (José Augusto Branco) - Pai de Bertoni, é um italiano viúvo e beberrão. Adora contar histórias no bar do filho. Fica encantado quando conhece Zuleika e acredita que está na hora de se apaixonar novamente.

Zuleika (Cristiana Oliveira) - Muda-se para Paraíso disposta a mudar de vida e montar uma sorveteria.

Padre Bento (Carlos Vereza) - Pároco, confessor, conselheiro e, nas horas vagas, jogador de sinuca. Todo o dinheiro que ganha, usa para tocar obras da igreja. Passa boa parte do dia no Bar do Bertoni.

Chris Brown alegará que agressão foi "briga de namorados"


O cantor Chris Brown vai tentar se esquivar das acusações que enfrenta por ter supostamente agredido Rihanna alegando que o incidente não passou de uma "briga de namorados", segundo informou o tabloide "The Sun".

Segundo uma fonte citada pela publicação britânica, o cantor "argumentará que foi um mal entendido entre dois jovens apaixonados".

Os advogados de Brown pretendem que as queixas contra seu cliente sejam retiradas. O cantor foi indiciado por dois crimes: agressão e ameaça de morte contra a cantora caribenha.

Os representantes legais do cantor vão tentar conseguir uma audiência especial em um tribunal de Los Angeles na próxima semana.

De acordo com eles, é impossível conseguir um julgamento justo devido à divulgação da suposta imagem de Rihanna machucada.

Rihanna teria sido alvo de agressões infligidas por Brown no dia 8 de fevereiro, após ter discutido com o namorado.

Apesar disso, a cantora de 21 anos reatou o romance com o cantor.

"Estou bem"

Neste fim de semana, Rihanna apareceu publicamente em Nova York.

Ela havia saído para jantar em um restaurante da cidade com alguns amigos.

Segundo o "The Sun", a cantora afirmou aos fãs que está "bem".