domingo, 5 de novembro de 2006

Polêmicas de Carlos Lombardi



Uma novela de Carlos Lombardi (escrita por Carlos Lombardi, Emanuel Jacobina, Margareth Boury, Tiago Santiago e Vinícius Vianna) exibida em 227 capítulos (de 5 de maio de 2003 a 24 de janeiro de 2004). Direção de Marco Rodrigo, Cláudio Boeckel e Edgar Miranda. Direção geral de Wolf Maya, Alexandre Avancini e Roberto Talma. Núcleo de Wolf Maya e Roberto Talma



Uma novela audaciosa, onde nem tudo que parecia ser, era realmente! Quando se fala em Kubanacan não existe meio termo: uns amam e outros odeiam. O desenho inicial da trama mostrava uma bela crítica ao sistema subdesenvolvido das chamadas Repúblicas das Bananas, onde Presidentes são depostos, mortos e a economia segue estagnada. Apesar de apresentar Humberto Martins como protagonista, a novela era mesmo centralizada em Esteban (Marcos Pasquim). A história era genial e muito misteriosa. As inúmeras participações especiais geraram polêmica, mas aconteciam para trazer à tona o passado de Esteban, que ‘caiu do céu’ (completamente nu) no primeiro capítulo. Marcos Pasquim esteve excelente nas muitas personalidades de seu personagem. Adriana Esteves mostrou, mais uma vez, que é uma atriz ilimitada e maravilhosa. Apesar do casal principal ter sido ótimo, o grande destaque da novela foi para outro casal... Carolina Ferraz e Vladimir Brichta foram perfeitos como Rubi e Enrico, proporcionando alguns dos melhores momentos da novela.

Mas sem dúvida o melhor da novela era o texto de Carlos Lombardi. Apesar de ter atributos que a tornariam diferente, a trama tinha, na verdade muitos elementos recorrentes em dramaturgia.

Por causa de suas divergências com o autor, Wolf Maya deixou a direção da novela (onde também trabalhava como ator) e foi substituído por Roberto Talma. A atriz Ângela Vieira pediu para deixar a novela por estar insatisfeita com sua Perla Perón (papel que foi escrito para Vera Fischer).

Mesmo sendo uma trilha bem caribenha e com muitas músicas românticas, os dois CDs da novela fizeram sucesso. Destaque para o hit No Me Platiques Mas, tema de Lola e Esteban.

Destaque para a deliciosa abertura de Hans Donner, bem no clima da história.

Grandes atores fizeram suas participações, como Stênio Garcia, Eduardo Moscovis, Joana Fomm, Mauro Mendonça, Regina Duarte, Viviane Pasmanter, Paulo Betti e muitos outros.

Apesar de suas muitas polêmicas, a novela teve uma excelente audiência, sempre próxima dos 38 pontos. Lombardi declarou ao fim da trama: "Sei que provoquei um monte de discussões. Há quem reclame muito, há quem tenha amado. Posso dizer que fiz um baita de um barulho. Era definitivamente o que eu mais queria: ouvir o barulho".