quinta-feira, 30 de outubro de 2008

salão de sp 2008


O Salão do Automóvel de SP abriu suas portas ao público às 14h desta quinta-feira (30) e entre os primeiros a entrar no Anhembi estava a família do dentista Gilnei Alvarenga Cardoso, 30. Ele e o filho Lucas, o amigo Gilvan e o filho deste, Pedro, saíram na noite de quarta-feira de Jacutinga e seguiram para Pouso Alegre, ambas em Minas Gerais. Por volta de 7h, seguiram junto com o sogro de Gilnei, José Mauro, em direção à capital paulista. Pouco mais de 280 km para ver lançamentos e mudanças em modelos e, quem sabe, decidir qual será o próximo carro.

"Eu tenho um (Ford) EcoSport Freestyle 2008 e um Suzuki Samurai e quero saber o que há de novo e avaliar algumas opções. Soube que a Suzuki teria um estande aqui e quero ver o que eles têm a oferecer", afirma Gilnei, que veio para o seu segundo salão. Os demais estão estreando no Anhembi.

O primeiro estande visitado, porém, não foi o da montadora japonesa que volta a ter seus modelos distribuídos no Brasil, mas sim o de uma preparadora de som automotivo. "As crianças adoram equipamento de som, são loucas por isso, baixaram até o mapa do salão para marcar certinho onde está cada marca", explica o dentista. Em seguida, veio a chance de brincar de mecânico da Ferrari numa simulação de pit-stop de Fórmula 1.

Finalmente seguindo para ver o provável substituto do EcoSport (a Suzuki, por enquanto, só exibe o Grand Vitara em seu estande -- o Jimny ainda não chegou ao salão), Gilnei resumiu como será o dia dos cinco: "Vamos ficar apenas hoje e depois voltar para Minas, mas só saímos daqui no final ou quando as pernas não agüentarem mais".



A foto acima, feita por volta das 11h desta quarta-feira (29), mostra a preparação de um dos corredores do Pavilhão de Exposições para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve chegar ao Anhembi entre 16h30 e 17h40. Na programação, estão incluídas a visita a alguns estandes, uma entrevista exclusiva para jornalistas credenciados pelo Planalto e a cerimônia oficial de abertura da 25ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que deve ocorrer por volta de 18h30.



As grades vistas na imagem isolam a área a ser percorrida por Lula e por sua comitiva do local de onde a imprensa autorizada poderá acompanhar a visita. Após a cerimônia, segundo a assessoria, o presidente segue para a base aérea de Guarulhos, de onde embarca para El Salvador, na América Central.



O Salão de SP abrirá suas portas ao público em geral na quinta-feira (30), a partir das 14h.

Ferrari e Maserati mostram suas máquinas

As italianíssimas Ferrari e Maserati podem não ter, no estande que dividem neste Salão de SP, os carros mais caros à mostra, mas lá estão muito certamente alguns dos mais desejados. Mesmo sem trazer novidades como a California, a fábrica de Maranello conseguiu causar alvoroço entre os jornalistas presentes ao Anhembi, nesta quarta-feira, ao reunir quatro de seus bólidos -- F430 Scuderia, F430 Spyder, GT e 599 GTB Fiorano -- cercados por modelos e revelados por um piloto de Fórmula 1. Uma unidade da 612 Scaglietti, versão personalizável da grife (por meio do programa Ferrari Atelie), deveria se juntar ao time, mas teve problemas na alfândega e sua chegada até o dia 9 de novembro ainda é dúvida.

A F430 Scuderia tem motor V8 em 90º e 510 cv de potência que a permitem alcançar a máxima de 320 km/h e, saindo da imobilidade, chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos. Como principal estrela do espaço Ferrari/Maserati, a máquina orçada em R$ 1,6 milhão (valor que pode ser revisto em função das recentes alterações cambiais) ficou protegida por uma capa vermelha até ser "revelada" pelo brasileiro Felipe Massa, da equipe Ferrari de Fórmula 1 -- ele disputa o título de pilotos da categoria neste domingo, em Interlagos.

A Maserati, por sua vez, apresentou a versão S de dois de seus modelos, o cupê GranTurismo e o sedã Quattroporte, além do superesportivo MC12 Corsa, que com seu motor V12 de 6,0 litros e 755 cv é capaz de rivalizar com a Ferrari Scuderia e alcançar os 326 km/h (mas apenas em circuitos particulares ou em demonstrações, uma vez que não há homologação para seu uso em estradas e em pistas). O carro-chefe da casa, porém, é mesmo o GranTurismo S, que traz como credenciais seu motor V8 de 4,7 litros e 440 cavalos de potência e a caixa de transmissão MC Shift -- com o conjunto, alcança os 295 km/h e faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.

Volkswagen Eos está chegando


A Volkswagen tem algumas novidades interessantes em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, o primeiro a ser apresentado nesta terça-feira (28). Com chegada prevista às lojas já para novembro (ou seja, daqui a poucos dias), o conversível Eos (na foto acima), dotado de motor 2.0, promete ser um dos carros mais comentados do evento. Também vindo da Europa, o SUV Tiguan chega no primeiro trimestre do ano que vem, para disputar mercado com outros utilitários esportivos compactos-médios. Os preços de ambos provavelmente estarão acima da centena de milhar, já que não haverá benefícios tarifários para a importação.

Outra atração importante é o Passat CC, o luxuoso cupê de quatro portas apresentado em janeiro no Salão de Detroit. Ele também chega ao país no primeiro trimestre de 2009. Entre os conceitos, vale uma olhada no space up!, estudo para carro subcompacto (3,68 metros de comprimento) para quatro pessoas com motor traseiro -- seria uma espécie de "Fusca do futuro"; e na picape Concept, que se transformará muito em breve na primera picape média da Volkswagen, a ser denominada Robust e com fabricação na Argentina (e, claro, vendas aqui).

Por fim, atenção à inauguração da linha Bluemotion no Brasil, começando pelo Polo hatch agora e seguindo com Gol e Fox em 2009. Na Europa, o motor a diesel de boa qualidade ajuda nos resultados mais aceitáveis em termos de emissões poluentes e consumo de combustível. Aqui, a Volks fará a adaptação da proposta ao motor VHT 1.6 bicombustível. Para gastar menos (a marca não diz quanto) e, em suma, ser mais "verde", os carros ganharam, entre outras coisas, uma nova grade frontal (para melhorar a aerodinâmica) e pneus mais altos, de baixa resistência, calçando rodas menores (de 14 polegadas). No trem de força, mudam a relação de marchas e o gerenciamento eletrônico.

Como atração extra, a Volks promete aos visitantes do salão um pocket-show a cada 90 minutos, num teatro de cerca de 400 lugares montado ao lado do estande.

hj no bosque

chocado rs nem to acreditandu até agora rs!nossa alôôô