sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Minisérie Maysa chega ao fim hoje



A reconciliação entre Maysa e o filho, Jayme, vai marcar o último capítulo da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, hoje, às 23h55min, na RBS TV (veja na grade de programação do hagah).

Depois de morar no Exterior, Jayme volta ao Brasil, com 15 anos, e diz não querer mais se relacionar com a mãe. Jayme pede sua emancipação e que seu tio Cibidinho cuide de tudo para ele. Aos 20 anos, Jayme comunica à mãe que vai se casar. Maysa vai ao aeroporto se despedir de Jayme, que parte para sua lua-de-mel, e eles, finalmente, conversam.

O tempo passa, e Maysa aparece a caminho de Maricá, recordando momentos que teve com o ex-marido André Matarazzo. Dirigindo na ponte Rio-Niterói, uma rajada de vento a faz perder o controle de seu carro. O acidente resulta na morte da cantora, aos 40 anos.

Autor de Maysa - Só Numa Multidão de Amores, biografia na qual o autor Manoel Carlos se baseou para escrever a minissérie, Lira Neto acredita que a produção da TV Globo distorceu a trajetória da cantora. Em entrevista à Folha de São Paulo, Neto disse ser compreensível que na transposição de qualquer história para as telas seja necessário o recurso de algumas licenças poéticas, como o acréscimo de diálogos imaginários e situações fictícias, desde que não interfiram na veracidade dos fatos.

- O problema é quando esse tipo de artifício legítimo, no caso de personagens reais, sobrepõe-se à história verdadeira, oferecendo ao telespectador uma visão distorcida dos acontecimentos, uma contrafação da biografia dos protagonistas.