terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Mantendo só o nome da antiga, Chevrolet lança nova S10
Dezessete anos após ser lançada e sem mudanças significativas desde a discreta reestilização de 2008, a S10, enfim, evoluiu: a "nova S10" será lançada nesta terça-feira (14), em Campinas (SP). A picape média da Chevrolet tem design externo e interno inéditos, medidas maiores, câmbios e motores novos, além de estar mais equipada. Os preços só deverão ser divulgados nesta quarta (15), durante testes para a imprensa em circuito fechado em Indaiatuba (SP).
Visual
Os faróis quadrados da antiga geração dão lugar a um conjunto mais afilado, separado pela já conhecida grade bipartida com barra horizontal, uma espécia de identidade mundial da marca – aqui, diga-se, mais bem resolvida do que no Cobalt e no Agile, por exemplo. Na base do para-choque, totalmente redesenhado, vão os faróis de neblina, disponíveis a partir da configuração LT. Na lateral, linha de cintura alta e vincos na base das portas são apelos estéticos ausentes no antigo modelo. Na traseira, mais vincos e lanternas com elementos tridimensionais. No caso da versão LTZ, elas são compostas por LEDs. As rodas são de 16 ou 17 polegadas, de acordo com a versão.
A mudança estética vem acompanhada por dimensões maiores. A nova S10 tem, com cabine simples, 5,36 metros de comprimento, 1,78 m de altura, 2,13 m de largura, e 3,09 m de entre-eixos, enquanto sua caçamba apresenta 2,32 m de comprimento e 1,53 m de largura. Todas as medidas são superior em relação à antiga, que tem 4,88 m, 1,66 m, 2,04 m, 2,75 m, 1,84 m e 1,43 m, respectivamente. A cabine dupla também cresceu, medindo agora 5,34 m de comprimento, 1,79 m de altura, 2,13 m de largura, 3,09 m de entre-eixos, 1,48 m de comprimento de caçamba e 1,53 m de largura. Aqui também todas as medidas aumentaram, exceto pelo entre-eixos, que foi 2,6 cm reduzido.
Quanto à caçamba, são 1.570 litros na cabine simples e 1.061 na dupla. Já a capacidade de carga vai de 912 kg a 1.303 kg, dependendo da cabine, da tração e do motor.
Interior
Internamente, a nova S10 adota o mesmo recurso dos últimos lançamentos da marca: o “dual cockpit”, que divide simetricamente o espaço entre motorista e passageiro. Quanto ao painel de instrumentos, lembra o do Camaro e mantém a iluminação batizada pela marca de “Ice Blue”. A segunda geração traz equipamentos que a antiga nem sabia que existiam, como volante com comandos de áudio e revestido em couro, banco do motorista com ajuste elétrico de 6 posições, ar-condicionado digital e painel com display digital. O ajuste da coluna da direção, no entanto, se restringe à altura.
Motores
Uma das novidades da linha 2012 é o motor 2.8 CTDI Turbodiesel, da MWM, totalmente novo, segundo a Chevrolet. São 180 cavalos e 47,9 kgfm de torque (no modelo manual são 44,9 kgfm), ante os parcos 140 cv e 34,7 kgfm de torque do antigo 2.8 que equipava o modelo anterior. Já o 2.4 Flexpower foi mantido, mas com alterações que elevaram seu torque de 21,9 kgfm para 24,1 kgfm, quando abastecido com etanol – a potência de 141/147 cv permanece inalterada.
Os novos motores acompanham também novas transmissões. A manual mantém 5 marchas, mas a automática agora oferece 6– e com opção de trocas manuais. E a escolha da tração (4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida) é feita por botão. No quesito segurança, a nova S10 se defende com ABS com distribuição eletrônica (EBD), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (TC), além de airbags frontais.
As cores disponíveis são branco, preto, prata, bege e dois tipos de cinza. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Concorrentes
A mira da nova S10 está apontada para Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok, Ford Ranger e Toyota Hilux. Mas, para manter os 16 anos de liderança, a picape precisa derrotar primeiro quem mais lhe ameaça – no caso, a Hilux. No ano passado, a picape da Chevrolet emplacou 42.818 unidades, enquanto a rival japonesa vendeu 33.259 exemplares. A briga promete ser interessante, com todos os modelos (exceto a L200) apresentando novidades: mais potência na Frontier, câmbio automático de 8 marchas para a Amarok, reestilização e motor flex na Hilux e uma revolução (semelhante à da S10) para a Ranger, que ainda será lançada. Se 2011 foi o ano dos sedãs médios no Brasil, 2012 promete ser o das picapes.
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