sábado, 31 de março de 2012

Traição:o que é pior, quando é física (só sexo) ou emocional?


Essa parece o tipo de pergunta sem resposta, certo? Ou então aquela que, quando você ouve, tem vontade de xingar que fez. Mas quem já enfrentou a dor de uma traição, de um tipo ou de outro, talvez possa compreender que existe, sim, uma diferença – o que não isenta nenhuma delas de ser algo horrível e, para alguns, imperdoável. 

A idéia de falar sobre esse tema aqui ocorreu enquanto eu assistia à série Private Practice (canal Sony), que, para quem não conhece, é quase um apêndice de Grey’s Anatomy. Nesse episódio, a Dra. Addison confessava à amiga, Dra. Miranda Bailey (de GA), que havia se envolvido com um homem casado. “Mas não houve sexo, nós apenas fizemos confissões, nos apoiamos um no outro num momento difícil”, explicou, tentando se redimir. Eis que Miranda solta: “Antes de nos separarmos, descobri que Tucker estava conversando pela internet com a mãe de um aluno na escola de William. Eles provavelmente nunca se viram, mas compartilhavam seus medos, angústias, dúvidas, inseguranças. Compartilhavam intimidades, coisas que ele não dividia mais comigo estava dividindo com ela. Isso é traição, sim. E não me venha dizer que porque não houve sexo é menos dolorido. Eles eram companheiros um do outro e nada é mais dolorido que isso. Foi aí que ele deixou de ser meu marido.” 

Claro que essas são palavras aproximadas, não lembro as exatas, mas o contexto é o mesmo. Aquilo me chamou muito a atenção. Não sei se já fui traída muitas ou poucas vezes na vida – acho que é o tipo de coisa que a gente nunca sabe ao certo. Mas sei que já fui traída, e das duas formas, da física e da emocional. Lembro que senti dores diferentes. Na física, o que sofre primeiro é o ego. Por que ele quis procurar sexo em outra? Não o satisfaço? Como ela era? Mais bonita? Tinha um corpo melhor? Era mais nova? Dá raiva, dá nojo, dá vontade de quebrar tudo. 

Na emocional, a dor, a pontada, é certeira no coração. É um caminho sem volta. A intimidade, o que de mais precioso existe entre um casal, foi invadida. Pior, ela já não existe mais. Ninguém se abre por completo para duas pessoas ao mesmo tempo. E se ele está se abrindo para outra, é porque o coração dele não está mais com você. Acho que esse tipo de traição dói mais porque não depende da gente perdoar ou não. Aquela relação acabou você querendo ou não. Não existe mais como recuperar aquele vínculo. Pelo menos esse é o meu ponto de vista. E vocês, o que acham?


*by revista Marie Claire

Nenhum comentário: