terça-feira, 13 de março de 2012

Felipe Folgosi




Luís Felipe de Andrade Folgosi (São Paulo18 de maio de 1974) é um ator e apresentador brasileiro, mais conhecido por sua participação em telenovelas como Os Mutantes - Caminhos do Coração e Prova de Amor.
O ator iniciou sua carreira em 1993 quando teve um papel de importância na minissérie Sex Appeal e, em seguida, continuou a trabalhar naRede Globo, em telenovelas como Olho no OlhoExplode Coração e Corpo Dourado.[1] A partir de 1998, quando terminou sua participação em Corpo Dourado, Felipe passou a se dedicar ao teatro e estrelou a peça Qualquer Gato Vira-lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa, escrita por Juca de Oliveira e dirigida por Bibi Ferreira,[2] e durante cinco anos seu único papel na televisão foi o de Douglas na telenovela Vidas Cruzadas, de Marcos Lazarini.
Em 2003, o ator retornou à televisão com um papel na telenovela Jamais te Esquecerei, estrelada por Fábio Azevedo e Ana Paula Tabalipano SBT. No ano seguinte, Felipe retornou à Rede Globo e teve um papel cômico em Começar de Novo. Apesar do fracasso da telenovela, Folgosi prosseguiu com sua carreira e foi contratado para viver um dos personagens centrais de Os Ricos Também Choram, no SBT.
Em 2006, o ator passou a integrar o elenco fixo da Rede Record, e já fez participações em Prova de AmorCaminhos do Coração e Os Mutantes - Caminhos do Coração, todas de Tiago Santiago. Mais recentemente, o colunista Flávio Ricco confirmou que Felipe continuaria no elenco da nova produção da emissora, uma continuação de Os Mutantes, que ainda não possui nome definido.

Biografia

[editar]Início da carreira (1993)

Luís Felipe de Andrade Folgosi nasceu na cidade de São Paulo no dia 18 de maio de 1974. Ele começou sua carreira no teatro amador aos oito anos de idade, e estreou como profissional aos quinze.
O ator começou sua carreira na televisão aos dezoito anos quando ingressou no elenco da minissérie Sex Appeal de Antônio Calmon. Este seria o primeiro trabalho de uma parceria duradoura entre Felipe e o autor de telenovelas da Rede Globo. No programa, Folgosi interpretava um jovem viciado que vivia à sombra de seu irmão interpretado por Nico Puig. Eventualmente, a minissérie tornaria-se conhecida por lançar várias carreiras de atores e atrizes como Carolina DieckmannLuana PiovaniCamila PitangaDanielle Winits e o próprio Felipe.Sobre a experiência, Felipe declarou:
Cquote1.svgNão tinha a menor noção de câmara e enquadramento. A minissérie foi um batizado e tanto!Cquote2.svg
— '

Na sequência, o jovem foi convidado por Calmon para protagonizar a telenovela Olho no Olho, que ele então preparava para o horário das sete, e apesar do fracasso da produção co-estrelada por Patrícia de Sabrit, o jovem foi lançado ao horário nobre da emissora. Em 1995Glória Perez convidou Felipe a participar de sua nova telenovela, Explode Coração, como o cigano Vladimir, que veio a formar um par romântico com a atriz Leandra Leal.


Desenvolvimento da carreira (1994-2003)

Posteriormente, ele viria a focar-se no teatro e depois de terminar sua participação como o aventureiro Lucas em Corpo Dourado,Felipe passou a estrelar a peça Qualquer Gato Vira-lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa, de Juca de Oliveira.Ao seu lado na peça estavam os atores Giuseppe Oristânio e Fabiana Alvarez. A montagem continuou em cartaz por várias temporadas e em 2003 completou cinco anos de sucesso.
Neste ínterim, Felipe teve que recusar papéis em Chiquinha GonzagaUm Anjo Caiu do Céu e Malhação, para poder continuar a se apresentar no espetáculo que era realizado apenas em São Paulo. Entretanto, o ator aceitou um dos principais papéis da telenovela Vidas Cruzadas.A telenovela da Rede Record estrelada por Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh marcou a estréia do ator na emissora, ao mesmo tempo que o permitiu prosseguir com sua carreira no teatro.

Retorno à televisão (2003-2006)

Em 2003, Folgosi voltou à televisão com um papel em Jamais te Esquecerei, do SBT. A adaptação de um folhetim da Televisa previa que o seu personagem morreria na cena do casamento com a jovem Beatriz, interpretada por Ana Paula Tabalipa. Além disso, as gravações exigiam uma rotina pesada de gravações, ao contrário do que acontecia na Rede Globo, e isto desagradou o ator, por não haver tempo livre para outros projetos.
No ano seguinte, Felipe se mudaria para os Estados Unidos da América, e pouco depois voltaria ao Brasil para, em uma nova parceria com o autor Antônio Calmon, co-estrelar a telenovela Começar de Novo no papel do personal trainer Rico.O ator procurava fugir dos estereótipos de "bom moço" e procurou realçar a veia cômica em seu personagem. Em entrevista ao jornal O Estado do Paraná, ele declarou:
Cquote1.svgProcuro fugir desse estereótipo (de mocinho). Como o Rico é um malandrão e tem um tom um pouco acima, mais pastelão, posso mostrar versatilidade.Cquote2.svg
— '

A trama estrelada por Natália do Valle e Marcos Paulo sofreu com baixos índices de audiência,e com a pesada concorrência da Rede Record, que então investia no seu núcleo de teledramaturgia e especialmente em A Escrava Isaura.
Após finalizar seu trabalho na telenovela de Calmon, o ator foi contratado pelo SBT para viver um dos principais personagens da produção Os Ricos Também Choram,que sucederiaEsmeralda na grade de programação da emissora. O projeto co-estrelado por Ludmila DayerThaís Fersoza e Thierry Figueira conseguiu bons índices e foi gravado completamente em São Paulo, onde o ator residia.


Parceria com Tiago Santiago (2006-presente)

Em 2006, Folgosi foi convidado para fazer uma participação especial na telenovela Prova de Amor, de Tiago Santiago, que então era um sucesso de audiência da Record.A participação acabou se tornando um papel regular e o Dr. Baltazar Matoso ficou na trama até o seu término no ano seguinte. Ele viria então a ganhar um contrato de longa duração com a emissora para participar de outras produções.
Em 15 de maio de 2007, a coluna UOL Televisão, de Kelly Valente, confirmou que Felipe Folgosi estaria no elenco de Caminhos do Coração,a sucessora de Vidas Opostas na grade de programação da Record. O ator foi escalado como Beto, um detetive que passou a participar de um triângulo amoroso que envolvia Maria Luz e seu irmão Marcelo, interpretados por Bianca Rinaldi e Leonardo Vieira, respectivamente. Para a mesma coluna, Felipe declarou:
Cquote1.svgEle vai ajudar o irmão policial a investigar alguns crimes que começam a acontecer. Beto também dará uma força ao irmão que precisará lidar com a mutação da filha.Cquote2.svg
— '
Com o sucesso de Caminhos do Coração, a emissora pediu ao autor Tiago Santiago o roteiro de um spin-off, que viria a estrear em maio de 2008Os Mutantes - Caminhos do Coraçãocontinuou a mostrar vários personagens de Caminhos do Coração, incluindo Beto, que então tornou-se agente do DEPECOM. Mais recentemente, o colunista Flávio Ricco do Canal 1confirmou que Felipe Folgosi continuaria a atuar na próxima temporada de Os Mutantes, enquanto vários outros atores e atrizes deixaram a trama.




Trabalhos na televisão




AnoTítuloPapel
1993Olho no OlhoAleph
1993Sex AppealJúlio
1995Explode CoraçãoVladimir
1998Corpo DouradoLucas
2000Vidas CruzadasDouglas
2003Jamais te EsquecereiÁlvaro
2004Começar de NovoRico
2005Os Ricos Também ChoramBernardo Domingues
2006Prova de AmorDr. Baltazar Matoso
2007Caminhos do CoraçãoRoberto "Beto" Duarte Montenegro
2008Os MutantesRoberto "Beto" Duarte Montenegro
2009Promessas de AmorRoberto "Beto" Duarte Montenegro
2010Louca FamíliaNicholas "Nick" Ferreira
2010Bofe de EliteDeputado
2011O Melhor do Brasil (Participação Especial)Ele Mesmo
2011Acredite se quiserApresentador





Nenhum comentário: