Agora tratamos de dirigir uma versão manual do besouro, na cor vermelho Salsa, que chama muito a atenção nas ruas – sim, o modelo não deixou de ser carismático. Quando o Fusca (o velho) foi relançado no Brasil, em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, houve quem soltasse rojões pelo fato de o modelo vir com itens que o tornavam bem mais moderno.


Exemplos: vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras nas suspensões dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, cintos de segurança de três pontos e motor com injeção eletrônica. O que não dizer então do New Beetle, que é vendido já bastante completo, com itens que o deixam com o mesmo nível de conforto e tecnologia de carros de luxo?
O veículo vem com airbag para motorista e passageiro, freios com sistema ABS (antitravamento), retrovisor externo com regulagem elétrica, faróis de neblina, regulagem do facho do farol, vidros elétricos, direção hidráulica, comando central de abertura e fechamento das portas, abertura interna do porta-malas, entre outros itens.


Na versão manual a agilidade é o ponto forte. O motor 2.0 a gasolina desenvolve 116 cv (cavalos) de potência, as marchas são alongadas, com uma boa força do motor – torque de 17,4 kgfm a 3.200 rpm. O prazer de dirigir lembra o do Golf (afinal é dele que o Beetle deriva), e seu comportamento em manobras mais bruscas (curvas mais acentuadas, por exemplo) é bastante seguro.
Mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit (EUA) em 1994, o modelo fabricado no México já se tornou um "cult dentro do cult". Há um ano comemorava dez anos de produção e 1 milhão de unidades. Ou seja, fãs do velho besouro muitas vezes não resistem à tentação de ter um também. Mas o New Beetle não é um modelo para o dia-a-dia de uma família, por exemplo.


Para começar, o modelo tem duas portas (o que é ótimo, que ninguém encare essa observação como uma reivindicação), não acomoda bem três pessoas no banco traseiro (duas sim, desde que não tão altas), sem falar do espaço para bagagem, que é bem pequeno (209 litros; para se ter uma ideia, o Gol tem 285 litros).
Mas o New Beetle cumpre bem o seu papel. É extremamente prazeroso passear com ele no fim de semana. Sem falar que o preço está longe de ser proibitivo – a partir de R$ 55.410; na versão avaliada, que tem bancos de couro e teto solar, R$ 61.120. Quem não tiver essa grana toda e fizer questão de ter o "besouro revisitado" encontra boas opções no mercado de usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário